Sobre o Congresso

O Congresso realiza-se a cada 4 anos (anos pares) alternando a sua realização com os Congressos das Regiões, em cidades que são escolhidas, por votação, nas Assembleias Nacionais, dentre aquelas que se candidatarem a sediar esses Congressos.

Objetivo:
- Buscar o desenvolvimento, o aprimoramento do serviço à Igreja.
- Evangelização das famílias
- Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
- Formação evangélica e pastoral de seus dirigentes e dos que vivenciaram o ECC
- Compromisso com a transformação do Mundo
- Sentido dos Documentos do Magistério da Igreja.
- Em sintonia com a Igreja do Brasil que tem seu olhar voltado para uma evangelização a partir da família, Igreja doméstica, unida à realidade da comunidade paroquial, lugar privilegiado de encontro de pessoas e de uma espiritualidade encarnada na realidade social, o ECC também quer com esse XXI Congresso Nacional ser um instrumento, serviço à Igreja, vivendo a obediência a nossos pastores e caminhando inspirado pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015-2019) e com o Documento 100 da CNBB, Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia. A Conversão pastoral da paróquia.
- Deseja também esse Congresso ser ocasião de unidade e formação para todos os participantes à luz da Palavra de Deus e dos ensinamentos do Papa Francisco para que as pessoas possam ser conduzidas a descobrirem a Alegria do Evangelho e se colocarem à disposição para o anúncio para que assim a Glória do Senhor possa se manifestar na sociedade.

Participantes:
- Assistente Eclesiástico Nacional, casais da Secretaria Nacional.
- Bispos, Diretores Espirituais (Arqui)Diocesanos, casais (Arqui)Diocesanos.
- Diretores Espirituais Regionais, Casais Regionais, Diretores Espirituais Setorial Regional e Casais Ligação Setorial Regional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - XXI CONGRESSO NACIONAL:
- Fazer com que os casais vivam na harmonia conjugal sua missão de cristãos na sociedade.- Despertar cada participante para a experiência com o Senhor, para que possam evangelizar os outros através da palavra, mas também dos exemplos.- Levar cada casal a descobrir a necessidade da vida de oração, principalmente na família e nos ambientes onde convivem com outras pessoas.- Fortalecer nos membros do ECC a necessidade de se colocarem cada vez mais a serviço da Igreja com espírito de doação e obediência em sintonia com as orientações do Santo Padre o Papa e dos bispos.
 Criar cada vez mais sintonia entre o ECC e a ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, através da leitura e estudo dos documentos editados pela CNBB.
 Criar na família a real responsabilidade pela educação religiosa dos filhos e o acompanhamento catequético.
 Oferecer aos casais uma sólida formação através dos ensinamentos da Doutrina Social da Igreja.
 Levar as famílias à vivencia de uma espiritualidade voltada a encontrar Nosso Senhor Jesus Cristo na pessoa do irmão mais necessitado.
 Despertar cada casal para ser canal de unidade entre os diversos movimentos e serviços de família presentes na realidade de cada Igreja local.
 Criar um ambiente de fraternidade e família entre os membros do ECC espalhados em todo o Brasil, levando-os a perceber que todos fazem parte da grande família dos filhos de Deus.
 Despertar em cada um a percepção da necessidade de atuarem na realidade social com responsabilidade, levando em conta a Palavra de Jesus contida no Evangelho de Mateus 5, 13-14, quando ele diz: “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo”.
 Reafirmar a fidelidade à Igreja, ao Santo Padre e aos bispos, nossos pastores, com espírito de real obediência e amor à causa do Evangelho.
 Despertar cada família para a defesa da vida e da dignidade de cada pessoa.
 Oferecer ao casal a possibilidade de refletirem sobre o amor conjugal, sinal vivo do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo pela sua Igreja.
 Fazer com que na sociedade, envolta em tantas ideologias que são contra a família e obscurece a harmonia conjugal a glória do Senhor possa brilhar a partir do exemplo de cada casal cristão.